O processo de fundição sob pressão
A Fundição sob Pressão ou Injeção sob Pressão, é o processo de manufatura que consiste na transferência do metal líquido para o interior de um molde metálico sob ação de um pistão a elevadas pressões, obtendo-se, com isso, peça de alta característica mecânica e com pequenas tolerâncias dimensionais. Através deste processo, paredes de espessura de até 1 mm podem ser conseguidas, além de uma baixa rugosidade superficial, proporcionando peças com excelente aparência, reduzindo em muito as operações complementares de acabamento superficial.
Características dos produtos
•Exatidão
É uma das principais vantagens do processo de fundição sob pressão. Pela natureza desse processo se obtêm uma reprodução fiel de detalhes muito finos e uma exatidão das dimensões de todos os contornos. Em muitos casos após a fundição não é necessário usinagem de acabamento o que acaba baixando o custo da produção.
•Aspecto
O aspecto das peças fundidas sob pressão se caracterizam pelo bom acabamento mesmo sem qualquer tratamento superficial.
•Espessura das paredes
Nesse processo, pode-se obter peças com paredes relativamente finas se comparadas com outros processos de fundição.
Em várias situações, das paredes podem estar situadas com dimensões ao redor de 1 mm de espessura.
Ligas de fundição
As ligas de alumínio frequentemente contêm silício para melhorar suas características de fundição, tais como fluidez e resistência a trincas de contração (quando o metal quente se solidifica e se contrai).
O cobre também é frequentemente utilizado como um elemento de liga, para proporcionar ás propriedades mecânicas, maior dureza e resistência exigidas em serviço.
As peças fundidas em zamac, além de excelente resistência a várias condições agressivas, possuem bom aspecto e baixo custo de produção. Elas apresentam resistência considerável a corrosão e ao desgaste.